quarta-feira, 11 de maio de 2011

Esse sou eu dizendo quem é você...

13,7 bilhões de anos atrás

Uma partícula de energia pura deu origem ao tempo e espaço em uma monumental explosão. Essas partículas eram provavelmente pequenas cordas vibratórias, ou apenas pequenos pulsos energéticos. Essas pequenas cordas, com a diminuição da temperatura se contorceram de formas particulares formando diferentes partículas. Entre elas o QUARK. Com o contínuo resfriamento os quarks se juntaram em grupos de três formando os BARIONS, que por sua vez também se juntaram e formaram NÚCLEOS. O resfriamento continuou e pequenos ELETRONS foram capturados na orbita gravitacional desses núcleos. Formando assim os primeiros ATOMOS de hidrogênio.

Com a ação da gravidade e do tempo nuvens de hidrogênio foram se juntando formando as GALÁXIAS. A fusão nuclear dessas nuvens de hidrogênio formaram ESTRELAS, e dentro dessas estrelas hidrogênio se fundia para formar hélio, depois berílio, e então carbono.

Essas estrelas acabaram queimando todo o seu combustível e então explodiram formando uma SUPER NOVA, que espalhou os elementos estrelares por toda a galaxia.

4,6 bilhões de anos atrás

As ondas de choque fizeram com que nuvens dos gases estrelares se agrupassem de formas específicas e com o passar do tempo e com a ação da gravidade numa dessas galaxias uma nova estrela emergiu. A maior parte da matéria em sua volta foi vaporizada, mas alguns detritos mais pesados continuaram em sua órbita. Esses detritos começaram a se chocar e se agruparem, formando então os PLANETAS.

4,533 bilhões de anos atrás Theia atinge a Terra e forma a LUA
Um deses planetas foi bombardeado por cometas e devastado por erupções vulcânicas. Vapor vulcânico subiu para a atmosfera, e então retornou a superfície como ÁGUA em forma líquida, chuva.

4,1 bilhões de anos atras os OCEANOS começaram a se formar.

Meteoritos com carbono, nitrogênio e hidrogênio atingiram o planeta, e permaneceram nas poças gigantescas de água quente. Radiação solar fez com que ligações químicas entre essas moléculas, formando novos compostos de carbono. Hidrogênio e AMONIA se juntaram e formaram ADENINA, que por sua vez se juntaram a outros nucleótidos formando o RNA. E por pura e simples aleatoriedade das reações químicas o RNA podia se duplicar. Eventualmente DNA se tornou um replicador mais eficiente. Pequenos lipidos se juntaram e formaram pequenas bolhas, e seu interior ficou devidamente isolado de seu exterior. Logo o DNA achou um novo lar dentro dessas pequenas bolhas. E com o passar do tempo novas estruturas começaram a se formar dentro dessas bolhas e elas adquiriram a capacidade de se reproduzir.

...e a partir de simples aspectos de energia, com a ação do tempo, das forças gravitacionais e da aleatoriedade de reações químicas deu-se a vida!

Nossos ancestrais unicelulares metabolizavam alimento, excretavam, se reproduziam e de alguma forma sentiam o ambiente a sua volta. Algumas células se tornaram cloroplastos, se tornando então fotossintéticas. Dessa reação, oxigênio era liberada na atmosfera.

900 milhões de anos atrás, algumas células mais avançadas começaram a se agrupar...

...e formar colônias, que depois de tempos não podiam mais funcionar independentemente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário